Thursday, October 2, 2008

A melamina e a ganância humana

A Melamina é um composto químico do grupo das aminas, que é um grupo bastante vasto de químicos nitrogenados, compostos orgânicos derivados do amoníaco, grupo onde estão alguns anestésicos, os aminoácidos, os alcalóides, antibióticos, neurotransmissores, e muitos outros compostos que fazem parte do nosso dia a dia.
Esta molécula é utilizada na indústria do calçado, vestuário, e que em associação ao formol dá origem a uma resina também de utilização industrial.
A utilização da melamina em alimentação aparece com a criatividade de alguns industriais chineses que seguindo a grande máxima capitalista, os fins justificam os meios, decidem adicionar o composto nas rações para animais, falseando assim a leitura de proteínas em testes de medição do nitrogénio, pois cerca de 70% da melamina é composta por este elemento químico.
Em 2007 na África do Sul aparecem os primeiros casos relatados de doença e morte animal, gatos e cães, alimentados com rações da Royal Canin aparentemente fabricados na China. Depois disso acontece o mesmo nos Estados Unidos, vindo a Royal Canin em comunicado no mês de Abril do mesmo ano a comprometer-se a retirar do mercado todos os lotes pseudo-contaminados com melamina e afirmando:
Royal Canin has pledged to no longer use any Chinese suppliers for any of its vegetable proteins.
Por esta altura tudo o que viesse da China, para encher o estômago de cães, gatos, peixes, gado, e pessoas, já continha na sua composição a milagrosa molécula que transforma a água em carne.
E com isso chegamos á triste imagem de ver crianças de meses a ter que sobreviver à experiência da melamina através de transplantes renais ou de perpétua hemodiálise ou, por informação tardia, não chegar sequer a sobreviver à experiência.
A solubilidade da melamina é muito baixa e só ocorre na água a baixas temperaturas, 20ºC, o que dificulta a sua eliminação renal, dando origem à formação de cálculos renais ou vulgarmente, pedras nos rins.
Além da agravante de ser mortal pelo uso simples desta molécula há também que levar em conta que os alimentos consumidos com esta molécula são pobres em tudo, desde aminoácidos até às proteínas, o que faz com que os animais ou as pessoas aparentemente estejam alimentados mas na realidade só ingeriram excipiente e água.
Atenção pois ao que comemos e bebemos e cada vez mais devemos dar importância à alimentação animal já que não é a primeira vez que se inicia aí o que depois vem matar os jovens, adultos e crianças do mundo dos racionais.

No comments: